Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diários de uma Quarentona

EU SOU, os meus pensamentos, valores, hábitos, hobbies e tudo que faço para manter o equilibro físico e mental. Ler, escrever, música, dançar, meditar, cozinhar, estudar e tudo aquilo que me faz feliz.

Diários de uma Quarentona

Educar nunca foi, nem será uma tarefa fácil...

Screenshot_20210908-123723_Facebook.jpg

O meu filho nasceu a 8 de MARÇO de 2001 na Irlanda.

 Cedo me separei e voltei para Portugal, (mas esse filme deixo para contar no meu livro 😊), sozinha com o meu filho para começar uma nova etapa. Tinha emigrado à aventura com 23 anos... Aos 24 era mãe! Ainda cheirava a leite, deparei-me com a realidade de ter que educar...

Fiquei assombrada com este pensamento.... Receio de não estar à altura do desafio...E agora? Dá para comprar um manual?

Nas várias etapas importantes e naquelas em que devia ser rigorosa e castigar sempre que achava justo....tinha muitas dúvidas... Será que estou a fazer o melhor? Será que devia tentar outro método? Devo recompensar o teste positivo ou é apenas a sua obrigação? Como devo reagir? Passava o dia a trabalhar e só tínhamos aquele tempinho (enquanto cozinhava e preparava a logística para o próximo dia), para conversar e ter algum tempo de qualidade. E na maioria das vezes não dava para nada. Estudar para os testes, algum t.p.c esquecido, um trabalho de grupo...

Aprendi, ( já estou apta a fazer um manual 😂) que cada fase, da infância até à adolescência exige de nós um comportamento diferente e quando é apenas um a educar a dificuldade triplica!

 

Estamos em constante evolução e nem sempre conseguímos que os nossos filhos acompanhem o nosso entusiasmo pela vida. Mas acredito que os exemplos ficam, tal como hoje entendo tanta coisa que me era dita no dialecto dos pais. Não é fácil, querer pegar nele ao colo e continuar a indicar a direção que achamos melhor... Mas ele já não é um bebé e tal como eu, precisa trilhar o seu percurso e fazer as suas escolhas, independentemente de serem as melhores ou não!

É nas adversidades que aprendemos as grandes lições.

Acredito que encontrará a sua motivação e se depender do meu incentivo, nunca irá baixar os braços.

 

Educar é dos maiores desafios da vida, mas quando é feito com amor, tudo é aceitável 💚

1 comentário

Comentar post