Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diários de uma Quarentona

EU SOU, os meus pensamentos, valores, hábitos, hobbies e tudo que faço para manter o equilibro físico e mental. Ler, escrever, música, dançar, meditar, cozinhar, estudar e tudo aquilo que me faz feliz.

Diários de uma Quarentona

Escrita que cura

IMG_20211022_132539_254.jpg

Os benefícios da escrita, são imensos. Para mim é a melhor ferramenta de autoconhecimento e está acessível a todos. 

A escrita, é uma terapia que facilita o processo de cura emocional e psicológica. Dá origem a mudanças positivas a todos os níveis, sejam elas, físicas, mentais ou espirituais.

 

  • Alivia o stress

  • Ajuda a superar traumas e crenças

  • Melhora a autoestima

  • Ajuda a desenvolver habilidades de autoexpressão.

Foi o Psicólogo, James W. Pennerbaker, que no final dos anos 80, estudou a escrita, como forma de terapia. Juntou num dos testes, um grupo de pessoas para escrever, sobre um trauma vivido, durante 15 minutos.

Teriam que expressar sentimentos, emoções e pensamentos. 

Juntou um segundo grupo, que iria escrever sobre um trauma apenas de maneira objetiva, sem demonstração de sentimentos. Na análise final, o psicólogo, percebeu que o primeiro grupo, reduziu de forma significativa as visitas ao médico.

Uma vez que escrever, sobre as reflexões, faz-nos analisar, cada experiência a partir de vários ângulos e não culpando os outros automaticamente, como muitas vezes temos tendência a fazer.

Que a escrita, viva para sempre e não se perca o cheiro do livro, do jornal e do meu diário. Que não se percam estes Blog's e Blogger's, que nos ajudam e incentivam diariamente.

A escrita manual, tem o poder de me focar no aqui e agora e até o poderei descrever, como a minha meditação predileta.

Que não sejamos engolidos pela escrita inteligente dos smartphones, nem por emojis que substituem emoções e sentimentos. Pelas palavras rápidas e sem conteúdo que estão na moda. LOL ou abreviações para poupar tempo.

Feliz sábado

6 comentários

Comentar post