MINIMALISMO DIGITAL
BALANÇO - DETOX DE 8 DIAS
O Minimalismo Digital, faz-nos questionar e eliminar a quantidade de tecnologia que usamos na nossa vida, de forma a minimizar o tempo gasto online.
Em 2018, a média de tempo gasto em frente às telas no mundo inteiro era de 7.7 horas por dia. Nos últimos 8 anos o uso da internet cresceu mais de 200%.
Para além de afetar a nossa saúde mental, pode causar a nível físico, danos no pescoço, mãos, olhos e causar insónias.
O crescente uso de mensagens na nossa comunicação com os outros, reduz a habilidade de interagir com empatia e até a nossa forma de interpretar emoções.
Nestes meus 8 dias de detox digital, a maior conclusão a que chego, é o facto de ter ganho um verdadeiro sentido de liberdade.
Como referi, no meu post anterior, (antes de entrar em retiro espiritual), somos cada vez mais escravos das redes sociais e passamos imenso tempo dependentes do telemóvel.
Mas é esse o objetivo destas gigantes tecnológicas, promover um comportamento aditivo. Num mundo onde parecemos zombies, de cabeça baixa, agarrados a um mundo ilusório e cada vez mais desconectados da nossa essência.
Antigamente, qualquer situação era motivo, para verificar email's e notificações. Na fila de trânsito, supermercado e enquanto aguardava pela consulta no médico. Passei a prestar mais atenção às pessoas e ao meio envolvente, li, meditei e escrevi bastante. Ando sempre com um livro para esses momentos de espera.
Ganhei mais autonomia no telemóvel e uma drástica redução do tempo gasto online,
- Mais qualidade de vida
- Mais criatividade e produtividade
- Melhoria no foco e concentração.
Para deixares de ser escravo do mundo digital e ainda prolongares o tempo de vida do teu dispositivo móvel, deves;
- Desligar todas as notificações
- Definir horários para navegar ‘online’
- Eliminar aplicações que não usas
- Deixar de seguir páginas que já não te dizem nada
- Cancelar subscrições que entopem a caixa de email
- Sair de grupos de WhatsApp e Telegram sem sentido
É POSSÍVEL USAR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL DE FORMA SAUDÁVEL, SEM SER ESCRAVO DELES.